sábado, 8 de janeiro de 2011

Vigilância Sanitária faz fiscalização nas praias do Guarujá

Cidade do litoral sul de SP é a mais atingida por surto de virose.
Em Praia Grande e Mongaguá também foram registrados alguns casos.

Neste sábado (8), a Prefeitura de Guarujá, no litoral sul de São Paulo, intensificou a fiscalização nos carrinhos que vendem lanche e bebidas para evitar novos casos de virose na cidade. Os fiscais têm passado pelas praias, conversado com os ambulantes e multado os que apresentam irregularidades.
Neste período, a cidade recebe muitos turistas. Por isso, a Vigilância Sanitária observa a forma de armazenagem dos alimentos, o gelo usado nas bebidas e se o alvará de funcionamento está valendo.
Virose
Mais de mil pessoas já foram atendidas nos pronto-socorros do Guarujá com os sintomas desde domingo (2). Já se sabe que a virose está ligada ao consumo de água e à alimentação, mas o tipo de vírus ainda não foi identificado.
Em janeiro de 2010, Guarujá enfrentou um surto de virose. Mais de 1.700 pessoas tiveram a doença em apenas um mês. Na época foi feito um levantamento para saber de onde veio o vírus, mas a resposta não foi encontrada.
  Litoral norte
No litoral norte, a situação ainda é tranquila. Em Ubatuba, são registrados 20 casos por dia de vômitos e diarreia, a metade do que foi levantado ano passado, um número considerado normal pela Secretaria Municipal de Saúde.
Também não há surto registrado nas outras quatro cidades do litoral norte: Ubatuba, Ilhabela, Caraguatatuba e São Sebastião.



Maiara, Aluna de Ecologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário