segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Para que serve um professor de Biologia?

Poderíamos dizer que o professor de Biologia é o responsável pela transmissão dos conceitos, princípios e métodos que fazem parte da tradição cultural de sua disciplina. Não haveria maiores problemas se estivéssemos ainda imersos numa tradição cultural oral. Mas, neste final de século 20, como as informações já estão nos manuais, nos vídeos, nas revistas e nos computadores o professor de Biologia, como transmissor de conhecimentos, é pouco eficiente, senão inútil.
Como eu não gosto da idéia de ser inútil, vamos tentar de outra forma.
Seria o professor de Biologia o responsável pelo desenvolvimento da capacidade do aluno pensar lógica e criticamente? Esta solução, embora atraente, é falsa, pois professor algum é capaz de desenvolver algo no aluno.
Quem desenvolve algo é o aluno!
Apesar da dificuldade vamos insistir pois, afinal de contas, o professor de Biologia deve servir para alguma coisa.
O que as duas opções que fomos obrigados a recusar apresentam em comum? O que as une é o fato de estarem enfatizando, uma o conhecimento, outra o pensamento e nenhuma o aluno.
Vejamos o que ocorre se invertermos a ênfase.
O professor de Biologia é o responsável pelo aluno.
Agora que confundimos o professor de Biologia do aluno com o pai do aluno, o que devemos fazer? A única forma de sairmos dessa enrascada é diferenciarmos as responsabilidades.
Como não se espera que o professor de Biologia abrigue, agasalhe e alimente o aluno, a única responsabilidade que pode ser compartilhada é a da educação.
Começo a me sentir melhor. Sirvo para alguma coisa.
Sou o responsável pela educação do aluno.
Mas ainda é muito ambíguo. Devo cuidar para que o aluno adquira o hábito de escovar os dentes e de dizer por favor e obrigado?
Na educação do aluno quais as atribuições exclusivas do professor de Biologia? Se, como já vimos, os conhecimentos estão à disposição, quem sabe a função do professor de Biologia não é a de desenvolver a capacidade e a habilidade do aluno trabalhar com eles?
Mas já vimos que não é possível desenvolver nada no aluno. A função do professor de Biologia só pode ser a de criar as condições que facilitem o desenvolvimento da capacidade e habilidade do aluno trabalhar com as informações disponíveis.
Ficou melhor mais ainda não satisfatório.
Onde está a especificidade do professor de Biologia já que o conceito acima
podia se referir ao professor de Física, História, etc.
Sua especificidade reside no seu próprio campo de saber e, evidentemente, na linguagem que usa para descrever a parte da natureza visível para seu olho de Biólogo. Vamos da uma arrumada.
O professor de Biologia é o responsável que se vale do conhecimento que possui dos seres vivos para criar condições que facilitem o desenvolvimento, pelo aluno, das capacidades e habilidades de trabalhar com as informações disponíveis.
Só o conhecimento dos seres vivo será suficiente para a criação de condições de aprendizagem?Claro que não. Por isso as funções de Biólogo e de professor de Biologia são diferentes.
Acho que agora terminaremos.
O professor de Biologia é o responsável que se vale do conhecimento que possui dos seres vivos e do processo de ensino-aprendizagem para criar condições que facilitem o aluno a desenvolver as capacidades e habilidades de trabalhar com as informações disponíveis.
Mas assim é injusto. Só o aluno de desenvolve.
Mais uma tentativa.
O professor de Biologia é o responsável que se aprimorando nos conhecimentos que possui dos seres vivos e do processo de ensino - aprendizagem cria condições que facilitam o aluno a desenvolver as capacidades e habilidades de trabalhar com as informações disponíveis.
Bem mais justo, mas ainda restam dúvidas.
O que significa trabalhar com as informações? E trabalhar com as informações para que?
A primeira questão é facilmente respondida.
Trabalhar com as informações significa saber buscá-las, compreendê-las, aplicá-las, analisá-las, sintetizá-las e avaliá-las. A segunda resposta não pode ser dada consultando-se apenas o velho Bloom!
Agora o professor de Biologia precisa olhar o mundo com seu outro olho, o olho de ser social.
A individualidade do professor de Biologia, do aluno e do pai do aluno deve ser abandonada.
Em que contexto estes agentes sociais se encontram?
Esta estrutura social apresenta um grau de equanimidade que permita tolerar as diferenças sociais que existem?
Ou ela é insuportavelmente injusta em relação aos padrões mínimos da dignidade humana?
"Há Saúde e Educação igual para todos"?
Os que mendigam pelas ruas são a resposta!
Aí está o para que. O aluno deve desenvolver sua capacidade e habilidade de trabalhar com os conhecimentos para contribuir, à sua maneira, na modificação deste quadro social.
Porém, só o fará, se tiver tido as oportunidades para desenvolver as atitudes que o transforma de criança egocêntrica num adulto solidário.
Para que serve um professor de Biologia?
O professor de Biologia é o político que se aprimorando no conhecimento que possui dos seres vivos e do processo de ensino-aprendizagem cria condições que facilitam o desenvolvimento de capacidade, habilidades e atitudes que levem o aluno ao exercício da cidadania. Rodrigo Travtizki
Postado por Taciana Guedes

Nenhum comentário:

Postar um comentário