quinta-feira, 11 de novembro de 2010

POR QUE ALGUMAS PESSOAS ATRAEM MAIS MOSQUITOS DO QUE OUTRAS?

Se você ja passou a noite sendo picado por insetos enquanto o resto da turma escapou ileso, este texto não vai apagar suas feridas. Mas ao menos vai explicá-las.
O principal atrator de mosquitos (ou pernilongos, são sinônimos) é o suor. Essa relação foi estudada na Universidade da Califórnia: cientistas pegaram um homem incapaz de suar e constataram que ele atraía  bem menos insetos que o normal.
Essa atração acontece porque 90% dos nervos das antenas dos mosquitos são dedicados à detecção de substâncias químicas,como o ácido láctico- não por coincidência, presente no nosso suor.
Para nosso azar, outra coisa que alerta os radares desses malditos insetos sanguinários é o dióxido de carbono (CO2), simplesmente o gás que a gente joga no ambiente toda vez que respira.
Cuidado com noites quentes: como o calor deixa os mosquitos sedentos, elas costumam ser mais "picantes". Quem buscar um refresco perto da janela poderá estar trocando 6 por meia dúzia, já que a brisa vai levar os sinais do seu ácido láctico e o seu CO2 pelo ar até o pernilongo. A maioria dos repelentes se valem justamente desse fato: modificam nosso odor, confundindo os sentidos dos insetos.
Edilma, aluna de estágio.

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

MATANÇA NO AMAZÔNAS
Uma estimativa feita por agentes ambientais de Silves, município a 200 quilômetros de Manaus, indica que 30 peixes-bois foram mortos no intervalo de duas semanas. A Associação Amigos do Peixe-boi da Amazônia (Ampa) recebeu denúncias de matanças de animais em pelo menos outros quatro municípios do estado do Amazonas. Botos, tanto o vermelho quanto o tucuxi, também estão sendo mortos com mais facilidade devido ao baixo nível de rios da Amazônia.

O diretor da Ampa, Jone César Silva, explica que os animais estão presos em lagos ou poços naturais, devido à seca, que este ano é a maior já registrada no Amazonas. Há denúncias de matança também em Manacapuru (80 quilômetros de Manaus), Autazes (110 Km), Coari (360 quilômetros de Manaus) e Tefé (560 quilômetros). As denúncias também foram apresentadas ao órgão federal de meio ambiente do Brasil, Ibama, e ao Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), que organizam missões de fiscalização para proteger os animais.

Um dos animais abatidos em Silves foi levado até o Laboratório de Mamíferos Aquáticos do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (LMA/ Inpa). É um filhote fêmea, com 1,42 metro de comprimento e 62 quilos. Ela foi morta após ser arpoada por caçadores. Segundo o veterinário Anselmo D'Affonseca, do Inpa, o filhote provavelmente ainda era amamentado. “Em cativeiro, o peixe-boi é alimentado pela mãe até os dois anos, então a gente acha que quando o caçador matou este filhote tenha matado a mãe também”, conta D'Affonseca.

Na última quarta-feira (3 de novembro), mais um animal resgatado foi levado aos cuidados do Inpa e da Ampa. Um filhote também fêmea, com 1,65 metro, encontrado em Iranduba (25 quilômetros de Manaus.). Após ser visto em uma rede de pesca, uma moradora da comunidade Jacarezinho chamou a Guarda Municipal. O animal foi mantido em um açude, até ser levado a Manaus. O filhote deverá ficar durante um mês para avaliação médica no Inpa. Ele só poderá ser devolvido ao habitat assim que o nível dos rios subir e oferecer mais segurança. (Vandré Fonseca).Mais notíceas relacionadas acesse o site http://www.oecoamazonia.com/br/blog/79-matanca-nas-aguas-da-amazonia. Postado por, Denis Juvenço Andrade, aluno de ecologia.

A cidade contra o mar

Em Boa Viagem, Recife, muretas fazem a proteção contra o mar (foto: Domingos Luna)

Em Jaboatão dos Guararapes, projeto vai devolver
à população 5km de praia (foto: Domingos Luna)
 Recife - Um observador da paisagem litorânea que conheça os dados científicos divulgados pelo Painel Intergovenamental de Mudanças Climáticas (IPCC) sobre o aumento do nível dos oceanos tem uma natural preocupação. A inquietação é maior para o morador da região metropolitana do Recife. A faixa de praia cada vez menor e as informações dos cientistas que analisaram informações sobre o clima são somadas a uma rotina de obras de contenção do mar feitas ao longo das praias de Jaboatão dos Guararapes, Recife, Olinda e Paulista.

No Recife, um novo trecho de 400 metros está recebendo pedras com peso superior a 1,2 tonelada, sacos de areia e elemento filtrante para proteger a mureta e calçadão da Avenida Boa Viagem – um dos principais cartões postais da capital de Pernambuco. Com a nova extensão, a praia mais conhecida do Recife ficará com uma linha de 2.600 metros de enrocamento (nome dado à proteção feita com pedras de diversos tamanhos que têm como missão retirar a energia das ondas e proteger a área urbanizada).

Ao sul, em Jaboatão dos Guararapes, o secretário de Meio Ambiente, Márcio Mendes, está revisando os últimos detalhes do edital que vai licitar a preparação de um projeto executivo para devolver à população ao menos 5 quilômetros de praia. A cidade tem ao todo 8 quilômetros de faixa litorânea, mas, ao longo das últimas décadas, viu sua opção de lazer mais democrática ser erodida. A paisagem foi modificada. O prejuízo se espraiou.

Lucilane, aluna de Ecologia.

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Ator Malvino Salvador será embaixador da Sociobiodiversidade

Brasília (09/11/2010) – O ator amazonense Malvino Salvador é o novo embaixador da sociobiodiversidade. O anúncio foi feito na sexta-feira (5), pela representante do Ministério do Meio Ambiente, Hétel dos Santos, no painel Sociobiodiversidade e Copa 2014 - Oportunidades e Desafios, na Exposustentat, feira sobre sustentabilidade ambiental realizada em São Paulo.
Durante o evento, Malvino conheceu as propostas do Plano Nacional de Promoção das Cadeias de Produtos da Sociobiodiversidade (PNPSB) e conversou com coordenadores do plano, organizações dos extrativistas, representantes do setor empresarial e do Planeta Orgânico.
Para Hétel dos Santos, o potencial da sociobiodiversidade brasileira nos aspectos ambiental e cultural é o diferencial do Brasil. “O mercado da sociobiodiversidade ainda precisa ser construído. Por isso, ter uma pessoa pública como promotor dessa pauta pode em muito potencializar e dar visibilidade ao trabalho realizado por essas populações que vivem associadas aos recursos da biodiversidade”, avaliou.
O ator agradeceu o convite e se colocou à disposição para atuar como “embaixador”, por meio de sua imagem de artista, levando mais informação sobre a relevância do trabalho das famílias e dos produtos da sociobiodiversidade. “Sinto-me privilegiado e muito à vontade para participar”, disse.
Ele também visitou a Praça da Sociobiodiversidade, onde experimentou produtos expostos nos espaços dos biomas Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pantanal e Amazônia.
Por Elvis Alves da Silva, aluno de Ecologia....

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Desmatamento


Lívia Guedes - aluna de Ecologia

Sala de aula!!


Katiane da Silva- aluna de estágio supervisionado no ensino médio I

Aos professores!!!


As bolas de papel na cabeça, os inúmeros diários para se corrigir, as críticas, as noites mal dormidas...
Tudo isso não foi o suficiente para te fazer desistir do teu maior
sonho. Tornar possíveis os sonhos do mundo.
Que bom que esta tua
vocação tem despertado a vocação de muitos. Parece injusto desejar-te um feliz dia dos professores, quando em seu dia-a-dia tantas dificuldades acontecem.
A rotina é dura, mas você ainda persiste. Teu mundo é
alegre, pois você consegue olhar os olhos de todos os outros e fazê-los felizes também.
Você é feliz, pois na tua matemática de
vida, dividir é sempre a melhor solução.
Você é grande e nobre, pois o seu ofício árduo lapida o teu coração a cada dia, dando-te tanto prazer em ensinar.
Homenagens, frases poéticas, certamente farão parte do seu dia a dia.
O verdadeiro mestre sente-se feliz quando percebe que o caminho que ele abriu tem sido trilhado por muitos. O mestre tem a sua realização no aprendizado do pupilo, da passagem da experiência.
É por isso que meras palavras não podem recompensar a alguém que optou por esta carreira que muitas vezes é dolorosa e cheia de espinhos.
Que bom que existe um dia reservado só para você!
Obrigado por sua obstinação incontida, pois graças a ela, você nunca desiste.
Obrigado professor, pelas broncas que nós deu, pois sem elas não poderíamos chegar até aqui.
Obrigado professor por entrar em nossos caminhos.
Obrigado professor por sempre ensinar.
Obrigado professor pela sua dedicação e paciência.
Obrigado professor pelo incentivo, pois quando tudo está difícil, você abre um sorriso e diz: - Calma, você vai conseguir!
E conseguimos !!!


Katiane da Silva- aluna de estágio supervisionado no ensino médio I